Visitantes

Brahmamuhurta - O Melhor Horário Para a Meditação

Ó aspirante! Levante-se em Brahmamuhurta e pratique a meditação. Não falhe, seja a que preço for. O período das 3:30 até as 5:30 da madrugada é que é Brahmamuhurta. Esse horário é muito favorável à meditação. A mente está bastante refeita após um bom sono. Ela está muito calma e serena. Há Sattva ou pureza predominando na mente nessa hora. Também na atmosfera, o Sattva predomina nesse período.

A mente é como uma folha de papel em branco ou uma tabuleta limpa e comparativamente livre de Sanskaras terrenos ou impressões, durante esse lapso de tempo. As correntes Raga-Dvesha ainda não se instalaram com profundidade na mente. Ela pode ser modelada nessa hora da maneira que preferirem. Vocês podem facilmente carregá-la com pensamentos divinos.

Além disso, todos os Ioguins, Paramahamsas, Sannyasins, aspirantes e os Rishis do Himalaia começam suas meditações nesse período e enviam suas vibrações através de todo o mundo. Você será imensamente beneficiado por suas correntes espirituais. A meditação virá por si mesma, sem esforço. Para você, será uma perda espiritual terrível, se não usar esse período em contemplação divina e se nessa hora estiver roncando. Não se torne um Kumbhakarna. Transforme-se num Ioguim como Jnana Deva.

Atenda rapidamente às necessidades naturais. Limpe rapidamente os dentes. Não perca tempo escovando os dentes e tomando banho. Seja rápido. Apresse-se. Apronte-se logo. A Brahmamuhurta passará logo. Você precisa utilizar esse tempo precioso em Japa e meditação.

Lave o rosto, as mãos e os pés bem depressa. Derrame água fria no rosto e no alto da cabeça. Isso esfriará o cérebro e os olhos. Sente-se em Siddha, Padma ou Sukha Asana. Tente escalar a suprema altura de Brahman, o pico da divina glória e esplendor.

Se você não tem o hábito de levantar cedo, utilize um despertador. Uma vez estabelecido o hábito, não haverá dificuldade. A mente subconsciente se tornará sua serva disposta e obediente que o acordará naquela hora determinada.

Assim que se levantar da cama, faça Japa e meditação. Isso é importante. Depois que terminar sua Japa e sua meditação, pode iniciar a prática da Asana, do Pranayama e o estudo do Gita ou outros livros religiosos.

Todo período Sandhya, ou o anoitecer, a Sushumna Nadi flui facilmente. Você entrará em meditação profunda e Samadhi, sem esforço demasiado, quando a Sushumna-Nadi flui. É por essa razão que os Rishis, os Ioguins e as escrituras elogiam esses dois períodos de tempo. Quando a respiração passa através das duas narinas, saiba que a Sushumna Nadi está atuando. Sempre que ela atuar, sente-se em meditação e usufrua a paz íntima do Atman ou da Alma.

Ó Homem! Agora é a hora de Brahmamuhurta! Não ressone. Não role na cama, jogue fora o cobertor, levante-se, comece vigorosamente a sua meditação e goze a bem-aventurança do Eu Interior (Brahma).

Trechos retirados do livro Concentração e Meditação de Sri Swami Sivananda

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now